MBA



mba_cpdec

Gestão Empresarial

O CPDEC desenvolve uma modalidade de cursos direcionados ao atendimento das necessidades do ambiente corporativo. São programas com foco na especialização e pós-graduação (MBA) como o MBA em gestão empresarial – destinado a executivos que já ocupam cargos de liderança ou que irão ocupar. Tem como objetivo capacitar os profissionais a promoverem o pensamento gerencial e estratégico na sua área de atuação. Supervisionados e ministrados por equipes profissionais altamente qualificadas e utilizando os mais modernos métodos de aprendizagem, os treinamentos de MBA realizados pelo CPDEC oferecem flexibilidade na montagem das turmas e do corpo docente – formado pelos melhores profissionais do mercado – e na carga horária que pode ser distribuída de forma a atender a todas as necessidades de sua empresa.

Entre em contato para mais informações

Gestão de Farmácias

Carga horária total: 100 horas, sendo 84 horas presenciais e 16 horas de leitura e estudos dirigidos.

Certificação: Ao final do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão do MBA de Formação de Gestores do Comércio Varejista de Medicamentos.

Corpo docente: Professores, mestres e doutores, especialistas nos respectivos temas e no comércio varejista de medicamentos. Cada módulo será ministrado por um professor.

MÓDULO 01: Marketing | 20h

O MERCADO DO COMERCIO VAREJISTA NO BRASIL – 4h — Cenários e tendências — Legislação — Evolução dos Produtos e dos Serviços — A Indústria Farmacêutica no Brasil e no Mundo

GESTÃO DE MARKETING FARMACÊUTICO – 8h — Canais de Comunicação com o publico alvo — Promoções — Merchandising — Preço / Valor — Atratividade da loja — Comércio Eletrônico — Fidelização — Pesquisa de Mercado — Planejamento e Estratégias — Composto de Comunicação — Sistema de informação de Marketing

GESTÃO DA RELAÇÃO COM OS CLIENTES – 8h — Direitos básicos do consumidor — Conceitos básicos do direito do consumidor — A excelência no Atendimento — Razões Estratégicas e Competitivas — Aspectos Psicológicos do Profissional de Atendimento — Os desafios do Profissional de Atendimento — Atendimento Tecnológico – telefone e internet

MÓDULO 02: Liderança | 16h

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA – 16h — Princípios gerais do direito do trabalho — Conceitos básicos do direito do trabalho — Formação de equipes — Capacitação e formação de pessoas — Remuneração — Seleção — Avaliação de desempenho — Clima organizacional — Liderança situacional

MÓDULO 03: Finanças e Contabilidade | 32h

GESTÃO FINANCEIRA INTEGRADA – 16h — Fluxo de caixa — Custos — Formação de preços — Descontos — Meios de recebimento: cartões, cheques, etc.

CONTROLES FINANCEIROS FUNDAMENTAIS — Uma visão global da gestão financeira da empresa — Os primeiros passos para a implantação da gestão financeira — Como integrar os controles financeiros — O fluxo financeiro da empresa — Elaboração e Aplicação de controles de caixa e bancos, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA — Por que gerenciar custo e preço de venda — Conceitos básicos para o cálculo do custo e preço — Custos fixos e variáveis — Tributação — Encargos Sociais — Rateio de custos — Taxa de marcação — Preços de Venda a vista e a prazo — Estratégias e políticas para a definição do preço CONTABILIDADE E TRIBUTOS – 8h — Conceitos fundamentais da contabilidade. — Aspectos operacionais do ponto de vista do utilizador da informação contabilística para ajudar à compreensão e leitura de peças contabilísticas de síntese. — Noções e instrumentos de apoio ao diagnóstico da situação econômico e financeira de pequenas empresas

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTO DA EMPRESA — 8h — Análise financeira das “contas” das empresas — Noções básicas de cálculo financeiro como suporte à análise e comparação de formas de financiamento alternativas — Análise de investimentos: cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes, regras de decisão de investimentos, análise do risco — Casos práticos

MÓDULO 04: – Qualidade e Cadeia de Suprimentos | 16h

GESTÃO DE ESTOQUES, LOGISTICA E SUPRIMENTOS – 8h — Definição dos níveis de estoque — Logística integrada — Compras

GESTÃO DE PROCESSOS E DA QUALIDADE – 8h — Princípios da Qualidade — Evolução de Gestão de Qualidade nas farmácias — Definição e princípios de um Sistema de Gestão da Qualidade — Impactos positivos na definição da estrutura organizacional — Gestão de Processos e Pessoas – Um caminho para o sucesso — Padronização de procedimentos operacionais padrão – Adequando-se às exigências da ANVISA — Implantação da ISSO 9001 e seus benefícios — Casos de farmácias que já implantaram a Gestão da Qualidade