Projetos Especiais



Os Projetos Especiais do CPDEC são desenvolvidos sob demanda para atender necessidades específicas de áreas ou empresas e direcionados a determinados públicos (internos ou externos). Entre os diversos projetos já realizados, apresentamos os seguintes exemplos:

Gestão de Projetos de Recursos Hídricos

Programas desenvolvidos com o objetivo de otimizar o uso dos recursos hídricos em empresas de pequeno, médio e grande porte, dos mais diversos segmentos, que tenham ou não a água como insumo no processo produtivo. O CPDEC oferece três modalidades de auxílio:

1. Curso de Gestão de Recursos Hídricos: com carga horária mínima de 8 horas, o curso, preparado sob medida, é destinado a profissionais de diversos setores envolvidos com a gestão da água na companhia;

2. Consultoria para Elaboração de Projeto: realizada por especialistas em Gestão de Projetos de Recursos Hídricos, visa orientar os gestores em todas as etapas do desenho do plano;

3. Consultoria para Implantação: realizada por especialistas em Gestão de Projetos de Recursos Hídricos, visa acompanhar os gestores em todas as etapas de implantação do projeto, seja ele de reúso ou de aproveitamento da água;

Capacitação de Fornecedores

Programa desenvolvido com o objetivo de otimizar a cadeia produtiva, por meio da utilização de ferramentas da qualidade e de modernas metodologias de gestão, que facilitam a logística integrada. Como exemplo, citamos o projeto realizado para os fornecedores da Robert Bosch entre os anos de 1998 e 2000.

Capacitação de Distribuidores

Programas desenvolvidos com o objetivo de qualificar e preparar distribuidores para maximizar resultados e, assim, os tornarem mais competitivos frente à concorrência. Além disso, são desenvolvidas competências necessárias para o gerenciamento do fluxo de caixa e para o controle orçamentário da empresa distribuidora, com o objetivo de torná-la mais sólida do ponto de vista financeiro. Como exemplo, podemos citar treinamentos realizados em 2002 para a rede de distribuidores da indústria de papel Ripasa (atual Votorantim).

Treinamentos em Produtos

Treinamentos desenvolvidos com o objetivo de criar métodos que facilitem a reciclagem ou a transmissão de novos conhecimentos aos colaboradores acerca dos produtos ou dos serviços da empresa. As formas de transmissão de conhecimento podem contemplar vídeos, chats, treinamentos, manuais ou outros recursos que otimizem o tempo do público-alvo. Como exemplo de um projeto deste gênero, citamos o realizado em meados de 2005 para empresa Shell Brasil.

Programa de Capacitação para PCDs (Pessoas Com Deficiências)

Programa cujo objetivo é qualificar profissionais portadores de deficiência (auditiva, visual ou física) a exercer determinadas tarefas e a desenvolver competências específicas, aplicáveis ao dia a dia do trabalho. Nos treinamentos voltados a esse público, contamos com professores e/ou auxiliares especialistas, que dominam a LIBRAS e que são preparados para lidar com situações comuns aos PCDs.  Este projeto foi aplicado de forma contínua, a partir de 2012, a colaboradores portadores de deficiência do Itaú-Unibanco.

Capacitação de Profissionais para Atendimento Prioritário

Programa cujo objetivo é preparar profissionais que atuam na área de atendimento a interagirem adequadamente com clientes que fazem parte do grupo prioritário – idosos, gestantes, lactantes e PCDs (pessoas com deficiência auditiva, visual, física ou mental) - em situações de atendimento presencial ou telefônico. O principal foco do programa é maximizar a satisfação desses clientes e atender as exigências das agências reguladoras por meio de certificados. Um programa nesses moldes foi realizado em 2011 para profissionais da área de atendimento da Elektro.

Capacitação de Estagiários e Trainees

O programa tem como objetivo desenvolver as competências para que estagiários e trainees compreendam a dinâmica de um ambiente corporativo, acelerem o desenvolvimento profissional e ampliem as possibilidades de efetivação. O conteúdo programático do programa é definido com base nas necessidades e deficiências identificadas em cada área ou empresa. Como exemplo, citamos o ‘Programa Estágio Corporativo’ aplicado desde 2011 a estagiários do Itaú-Unibanco. Os jovens aprendem a elaborar e a gerenciar um projeto durante o período de estágio por meio de um programa composto de treinamentos sobre gestão e projetos e de sessões individualizadas de coaching. Ainda dentro do Itaú-Unibanco, foi criado, em 2005, o ‘Programa de Formação de Executivos Jr.’, direcionado a estagiários negros, para reforçar habilidades e conhecimentos por meio de aulas customizadas de disciplinas como Gerenciamento Pessoal; Comportamento no Ambiente de Trabalho; Matemática Financeira; Brasil: Geografia, Política e Economia; Mundo: Geografia, Política e Economia; Português: Redação Empresarial; Relacionamento Interpessoal; Informática Básica.

Capacitação de Médicos Palestrantes – Speakers

Programa destinado a médicos speakers, que tem como objetivo apresentar técnicas que contribuam com o aprimoramento das habilidades comunicativas verbais e não verbais. O programa contempla orientações sobre preparação e utilização de recursos audiovisuais a fim de que a mensagem, que pode ser transmitida em aulas, palestras e congressos da área de saúde, seja eficaz, clara, consistente e criativa. Este programa, elaborado pelo CPDEC, foi oferecido a médicos speakers pela empresa Novartis.

Capacitação de Representantes da Indústria Farmacêutica

Programas especialmente destinados a representantes técnico-comerciais da indústria farmacêutica cujo objetivo é aprimorar a comunicação com profissionais de saúde. São contemplados exercícios práticos, como filmagens para análise de simulações, visando o aprimoramento de habilidades de comunicação, argumentação, gerenciamento de conflitos e de objeções. O diagnóstico inicial pode incluir acompanhamento dos representantes em visitas a campo para que, assim, seja elaborado um programa de capacitação ainda mais adaptado a diferentes realidades. Este programa elaborado pelo CPDEC existe desde 1999 e já foi aplicado a representantes de diversas organizações, como Galderma, Sankyo, Oral B, Merck Sharp & Dohme, Novartis, Abbott e Nestlé Health Sciente.

Programa de Formação de Consultores Internos de Treinamento

Este modelo de programa visa capacitar profissionais de Treinamento e Desenvolvimento para realizar diagnósticos de demandas e elaborar planos de treinamentos corporativos. É composto por cinco módulos: 1. Diagnóstico da Demanda e Métodos de Capacitação; 2. O Ensino no Contexto Corporativo; 3. O Ensino de Adultos; 4. Planejamento de Treinamentos e Técnicas Didáticas; 5. Métodos de Avaliação. Já realizaram o programa consultores da área de Recursos Humanos de empresas como Mercedes Benz e Nestlé.

Entre em contato para conhecer projetos que podem ser desenvolvidos para a sua empresa