Comunicação Oral



Objetivos:

  • Capacitar os participantes a se comunicar oralmente com clareza, objetividade e assertividade;
  • Preparar os participantes a utilizar a comunicação oral de forma estratégica.

Metodologia:

Exposição oral dialogada, dinâmicas e exercícios vivenciais em grupo, discussão a partir de cenas de vídeos.

Conteúdo Programático:

  • O processo comunicativo nas organizações
  • Por que a comunicação falha?
  • Teoria comunicativa de Paul Watzlawick: os elementos do processo comunicativo e os princípios da eficácia da mensagem
  • Estilos comunicativos na comunicação interpessoal: descrição e discussão dos diferentes estilos comunicativos;
  • O papel da percepção na eficácia da comunicação
  • Os 4 lados da mensagem – Teoria Schultz von Thun
  • O papel da assertividade na comunicação organizacional;
  • Comportamentos assertivos e não assertivos;
  • Elementos da comunicação assertiva
  • Aspectos verbais e não verbais do comportamento assertivo;
  • Feedback e assertividade – como usar a comunicação para fornecer e receber feedback de forma eficaz.

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