Técnicas de Apresentação em Público



Objetivos: 

  • Capacitar os profissionais a apresentar a mensagem desejada de forma clara, consistente e criativa, otimizando o tempo e facilitando o entendimento do público-alvo;
  • Habilitar os participantes a aprimorarem o processo de planejamento da apresentação;
  • Preparar os participantes para identificar seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria em termos de exposição em público.

Metodologia:

Exposição oral dialogada, exercícios vivenciais em grupo, planejamento de uma apresentação, análise e discussão a partir de cenas de filmes, simulações de apresentações com filmagem de cada participante (cada participante fará duas apresentações).
Obs.: ao final do curso, cada participante receberá um DVD com a gravação de suas apresentações e uma ficha com comentários sobre seu desempenho e sugestões de melhoria.

Conteúdo Programático:

  • Falar em público – o que é a arte retórica?
  • Fases da apresentação: planejamento e realização;
  • Arquitetura da Apresentação:
    • Planejamento inicial da apresentação (quem, para quem, o que, por que, como, onde, quando);
    • Partes de uma apresentação: introdução, corpo e conclusão;
    • Como elaborar uma introdução interessante;
    • O corpo da mensagem:
    • Princípios de eficácia (clareza, concisão, ordenação, adequação, quantidade, relevância);
    • Padrões de organização das ideias;
    • As fases da conclusão: revisão e fechamento;
    • A elaboração do roteiro de uma apresentação.
  • Formação de imagens entre interlocutores – compreendendo a importância das percepções mútuas para o bom andamento da apresentação;
  • A importância da percepção no processo comunicativo: feedback interno e feedback externo;
  • A escolha das palavras:
    • Palavras evitáveis na apresentação em público;
    • Expressões úteis para serem usadas em cada uma das partes da apresentação.
    • Componentes da linguagem não-verbal (aparência pessoal, gestos, postura, expressões faciais, mãos, movimentação do corpo, para linguagem – entonação e intensidade da voz, dicção, velocidade de fala, fluência);
    • Elaboração e uso de recursos adequados para o aumento do nível de retenção da informação;
    • Critérios para elaboração de um bom recurso: visibilidade, pertinência, relevância, qualidade;
  • Oratória: exercícios para aprimorar a dicção e empostação vocal.

Carga horária: 16 horas/ 2 dias.

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