Media Training



Objetivos:

  • Preparar os participantes para se relacionar bem com a mídia , entendendo como agem os jornalistas, como é a rotina de trabalho desses profissionais e qual a melhor maneira de obter um bom aproveitamento em uma entrevista para rádio, televisão, jornal impresso, revista ou Internet;
  • Capacitar os participantes a utilizar a comunicação verbal e não verbal adequadamente em momentos de interação com a mídia.

Metodologia:

Exposição oral dialogada, dinâmicas em grupo, simulação, estudos de caso, análise de entrevistas.

Conteúdo Programático:

  • Jornalista, que profissão é essa?
  • Perseguindo a objetividade: técnicas jornalísticas;
  • Os diferentes veículos e as diferentes posturas do entrevistado;
  • A relação entre jornalista e suas fontes de informação;
  • Como transmitir informações com segurança, clareza e objetividade;
  • Pauta: delimitação do tema, do público-alvo, dos agentes participantes e dos objetivos da mensagem;
    • Pré-entrevista (alinhamento da pauta com todos da equipe e preparação frente ao tema);
    • Orientações ao entrevistado (direitos de imagem, roteiro da entrevista e comunicação não-verbal);
    • Condução da entrevista (percepções e possíveis dúvidas);
    • Como e o quê perguntar para obter respostas desejadas (encaminhamento, objetividade, precisão e concisão);
    • Como saber se a entrevista foi bem sucedida;
    • Como conceder entrevista coletiva, entrevistas gravadas e ao vivo;
    • Os casos de crise: como reverter uma imagem negativa na mídia através de uma boa entrevista?
    • Técnicas gerais de entrevista:
  • Comunicação corporal diante das câmeras (postura, gestos, olhar, movimentação);
  • Comunicação visual diante das câmeras (adequação e cuidados com roupa, assessórios, cabelo, maquiagem).

Carga horária: 16 horas/ 2 dias
Entre em contato para solicitar proposta

voltar