Feedback Eficaz



Objetivos:

  • Capacitar os participantes a fornecer e receber feedback de forma eficaz, favorecendo o relacionamento interpessoal;
  • Preparar os profissionais a elaborar um planejamento adequado e interagir com assertividade.

Metodologia:

Exposição oral dialogada, estudo de casos, simulações, exercícios individuais e em grupos e discussões a partir de cenas de filmes.

Obs.: As situações abordadas nas simulações serão definidas, previamente, em conjunto com a empresa.

Conteúdo Programático:

  • Entendendo o processo de feedback:
    • O que é “feedback”?
  • Quando é necessário fornecer feedback?
  • Quando feedback funciona e quando não é adequado?
  • O feedback como forma de aconselhamento;
  • A formulação conceitual de feedback:
    • O feedback como estratégia de metacognição para melhorar a conscientização das competências necessárias para realizar uma tarefa e a capacidade de avaliar a execução e fazer as correções necessárias.
  • O planejamento do feedback:
    • A informação como foco do feedback – descrevendo os fatos;
    • Diferenciando fatos, opiniões e suposições;
    • Elaboração de um roteiro para fornecer feedback;
    • Etapas de preparação: descrição dos comportamentos atuais (críticas e/ou elogios), exemplificação das situações, descrição de impactos e consequências e identificação de comportamentos alternativos.
  • O momento de fornecer e receber feedback;
  •  A interação entre as partes: a reação ao feedback, perceber,  saber ouvir, saber perguntar, saber interromper e retomar o turno;
  • O ciclo comportamental: receber a informação, reagir à mensagem, aprimorar o desempenho;
  • As percepções mútuas que se formam durante a sessão de feedback;
  • Comportamentos e atitudes não verbais: postura, olhar, gestos, entonação e intensidade da voz;
  • Identificando os diferentes “estilos” de comportamentos durante o fornecimento do feedback: direto, amigável, analítico, impositor, apressado, divagador, insensível, paternalista, punitivo, “psicólogo”;
  • A assertividade na comunicação: o que dizer e como expressar aquilo que pretende dizer, no sentido de gerar mudança de atitude.
    • perguntas para o receptor do feedback: o que foi feito? o que pode ser aprimorado?
    • a visão do fornecedor do feedback: o que foi feito e o que pode ser melhorado;
    • resumo dos pontos principais;
    • plano de ação consensual.
  • Utilizando as “regras de Pendleton”:

Carga horária: 8 horas/ 1 dia.

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