Capacitação de Instrutores e Multiplicadores Internos



Objetivos:

  • Habilitar profissionais detentores de conhecimentos específicos a aplicar, de forma eficaz, técnicas pedagógicas e motivacionais maximizando os resultados do ensino-aprendizagem;
  • Capacitar os profissionais a elaborar um planejamento adequado de seus treinamentos.

Metodologia:

Orientação essencialmente prática, com o objetivo de envolver os participantes em atividades de instrutoria durante todo o treinamento.
Exposição oral dialogada, discussão a partir de cenas de filmes, dinâmicas grupais e exercícios vivenciais.

Dependendo das necessidades do público-alvo e da solicitação da empresa, pode ser incluída a filmagem dos participantes (cada participante fará uma simulação de uma parte de treinamento que ministre ou vá ministrar).

Obs.: Os participantes receberão um pré-work, contendo textos para leitura prévia, exercícios e instruções sobre o exercício de simulação. Essa atividade é parte integrante do conteúdo do curso.

Conteúdo Programático:

  • Andragogia – A ciência de “ensinar” adultos – definição, princípios e premissas;
  • Principais abordagens de aprendizagem no campo da educação;
  • O que é aprender e ensinar no contexto organizacional;
  • Competências essenciais do bom instrutor;
  • O verbal e o não verbal no discurso pedagógico: o instrutor e suas habilidades comunicativas;
  • Fatores que influenciam a aprendizagem;
  • O papel da emoção na aprendizagem;
  • Estilos de aprendizagem;
  • Aprendizagem ativa – mudando o foco: do método centrado no instrutor para o método centrado no aprendiz;
  • As diversas funções dos instrutores (provedor, modelo, treinador, orientador e assessor);
  • Como planejar um treinamento:
    • Conceito do que é planejar;
    • Elementos essenciais do plano de aula: objetivos, público-alvo, conteúdo, método, tempo e avaliação;
    • Estabelecimentos de objetivos: a taxonomia de Bloom;
    • Técnicas didáticas: utilização de diferentes técnicas e recursos instrucionais (exposição dialogada, jogos, painel, simulação, etc.);
    • Recursos Didáticos – Adequação às diferentes estratégias de ensino;
    • Avaliação:  Função da avaliação e como aplicar.
  • Como preencher formulário de plano de aula (roteiro para o instrutor). Processo humanizado de ensino-aprendizagem voltado para o adulto-profissional:
    • O refinamento da percepção do multiplicador
    • Como lidar com os participantes “mais difíceis” – como entender e lidar com reações “inesperadas”;
    • O conflito na sala de aula – sinais de conflito e como lidar com situações difíceis.
  • A comunicação verbal e não verbal do instrutor durante um treinamento – cuidados e recomendações

Carga horária: 12 ou 16 horas/ 2 dias ou 24 horas/ 3 dias.

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